DESCRIÇÃO HERÁLDICA
ESCUDO: Escudo somático; partido; à destra de campo azul carregado em chefe por uma cruz latina com resplendor ladeada pela abreviatura siglática MIZA, e em contra-chefe uma caveira com duas tíbias passadas em aspa, tudo de prata; à sinistra o escudo das Armas de Portugal sendo de prata, com cinco escudetes de azul, postos em cruz de Cristo, cada um carregado por cinco besantes de prata, postos em cruz de Sto. André; bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro.
CORONEL: Coroa Real de ouro; com barrete vermelho; composta por oito arcos fechados carregados com pérolas de sua cor, que seguram uma esfera de ouro encimada por uma cruz latina também de ouro; base carregada com pedras preciosas de suas cores.
SUPORTES: Dois ramos de sua cor atados por uma fita de veludo, em ouro, com a inscrição “1589” no centro do nó; à destra de carvalho e à sinistra de lírios.
LISTEL: Listel de prata com a inscrição “SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE SALVATERRA DE MAGOS”
DEFINIÇÃO
“Esmaltes” é o termo usado para designar as colorações aplicadas às diversas partes. Foram usados neste brasão os seguintes “Metais” - “OURO” e “PRATA" e, as seguintes “Cores” - “VERDE”, “VERMELHO”, “CASTANHO” e “PRETO”.
SIGNIFICADO E ALUSÃO DOS ESMALTES E DAS PEÇAS
ESMALTES:
Azul: Probidade, Integridade e zelo permanente, garantindo a eficácia
Ouro: Nobreza de alma e firmeza no agir
Prata: Humildade e esperança de melhor servir.
Verde: a cor natural dos ramos
Castanho: A cor natural das glandes (bolotas) do carvalho
PEÇAS:
A cruz com resplendor alude ao símbolo sagrado do Redentor, sustento e conforto dos doentes e desprotegidos.
A caveira com duas tíbias símbolo da morte, para a qual a Misericórdia proporciona conforto espiritual.
A sigla “MIZA” é a antiga abreviatura de Misericórdia.
A coroa real representa a origem régia da Instituição.
As armas de Portugal simbolizam o carácter Nacional das Misericórdias.
Os ramos representam o esforço, a dedicação e a sabedoria dos que trabalham em prol dos mais desfavorecidos; sendo que o de carvalho configura a fortaleza e lugar de abrigo, e o de lírios a expressão da pobreza.
A fita de ouro com um nó representa a união dos que servem a Misericórdia sendo, a data expressa no nó, a da do decreto Real que reconhece e oficializa a Misericórdia de Salvaterra de Magos.