Newsletter 3











João José Drummond de Oliveira e Sousa
MENSAGEM DO PROVEDOR 

Amigos,

Vamos na terceira Newsletter publicada neste ano.
Continuamos a considerar de muito significativo este modo de levar ao conhecimento dos nossos conterrâneos as diversas actividades e actuações que temos tido sempre com o objectivo de darmos um modo de vida melhorado aqueles que nos procuram criando-lhes, a eles e se possível às famílias que confiam em nós, um sentimento de segurança e bem-estar.
No interior deste pequeno boletim informativo encontrará artigos sobre actividades e informações respeitantes ao Lar de Nossa Senhora da Conceição bem como aos restantes sectores desta Misericórdia.
Chegamos ao verão, alguns vão de férias, outros mantêm-se a trabalhar.
Não quero deixar de frisar o acontecer das Jornadas Mundiais da Juventude, um acontecimento único na vida de muitos Nós e que trará a Portugal, o Papa Francisco acompanhado de centenas de milhar de jovens, originários dos quatro cantos do mundo que, de algum modo sentiram um desafio superior para se reunirem em Lisboa em volta do actual chefe da Igreja Católica, tal como já tinha sido feito anteriormente pelos Papa Stº João Paulo II e Bento XVI.
A Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos apoiou, desde sempre, todas as solicitações que nos chegaram sobre este assunto, e acreditamos que tudo irá correr pelo melhor, que os Jovens que nos irão visitar directamente levarão para com eles boas recordações do saber receber e hospitalidade das gentes de Salvaterra de Magos. Que a Senhora da Misericórdia nos acolha a nós e a todos eles sob o seu manto protector.
 
 


ESPAÇO SOCIAL
A Importância da Psicologia ao longo do processo de envelhecimento

A Psicologia promove um envelhecimento ativo através da partilha de informação sobre o processo de envelhecimento e as suas consequências; desmistifica crenças e mitos associados a esta faixa etária, de forma a mostrar uma visão mais realista; e desenvolve programas de estimulação cognitiva, de prevenção e de promoção da saúde psicológica.
Inicialmente é feita uma avaliação do funcionamento emocional e cognitivo a cada utente, de seguida é elaborado um diagnóstico e por fim, uma intervenção.
Esta intervenção pode ser realizada de forma mais individual, sendo algo mais específico, indo ao encontro das necessidades de cada um, ou de forma grupal através de pequenos grupos promovendo a estimulação cognitiva e social, uma vez que ajuda a estabelecer e desenvolver relações sociais, sendo desta forma, possível combater a solidão.
Para além do referido anteriormente, a Psicologia permite compreender e intervir em diversos problemas, tais como:

     • Intervenção na ansiedade e depressão dos adultos mais velhos;
     • Intervenção nos processos demenciais;
     • Intervenção nos processos de perda e luto;
     • Promoção da adaptação a mudanças e fatores de stress.



Joana Santos - Psicologa Júnior
 
ESPAÇO SAÚDE
Os benefícios da fisioterapia

 Antes de falarmos sobre os benefícios da fisioterapia, precisamos entender, de facto, o que é realente a fisioterapia.
A Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT) designa a fisioterapia, como um serviço prestado por profissionais legalmente reconhecidos, neste caso, fisioterapeutas, às pessoas ou delimitados grupos populacionais, que detém uma ou mais condições patológicas. Visa, neste sentido, a fomentação, o desenvolvimento e a restauração da capacidade funcional do indivíduo. Para tanto, a fisioterapia está focada em restaurar, não só a disfunção física, mas, o bem-estar psicológico, emocional e social do indivíduo.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a fisioterapia não atua somente na restauração muscular-esquelética do indivíduo. Para além desta, a fisioterapia atua na reabilitação cardiológica, pulmonar, dermato-funcional, UTI adulto/neo, oncológica, saúde da mulher, etc. Ou seja, a fisioterapia está presente, de forma especializada, em todas estas áreas citadas.
Agora que já conhecemos um pouco sobre a fisioterapia, falaremos sobre os benefícios da mesma.
Dentre muitos benefícios, a fisioterapia ajuda no:

     • Alívio da dor;
     • Ganho de amplitude de movimento (ADM);
     • Melhora da condição cardíaca;
     • Melhora da condição pulmonar;
     • Melhora da postura;
     • Ganho de força músculo-esquelética, etc;
     • Ajuda a manter um envelhecimento ativo;
     • Além, de prevenir algumas futuras lesões.

Portanto, a fisioterapia é um aliado primordial, tanto para prevenir, bem como, restaurar alguma função corporal que foi perdida.

Jeferson Neto - Fisioterapeuta

ACONTECEU NA MISERICÓRDIA






OUVI DIZER...
       






As Jornadas Mundiais da Juventude são o encontro mundial de jovens com o Papa. Estamos a breves dias do seu início e este ano temos a honra de receber este encontro no nosso país. Vão ser dias de confraternização, de partilha e de união entre cristãos que se unem para rezar e viver a sua fé.


Desde o início que a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos se uniu a esta iniciativa cedendo, de forma solidária, o edifício Gaspar da Costa Ramalho (antigo hospital) para que o COP Salvaterra fizesse dali a sua sede... Ao longo destes dias vão existir iniciativas na Igreja da Misericórdia, no antigo Hospital, na Praça de Toiros e no Lar.

Já recebemos um grupo de voluntários para a dinamização do "Gesto Missionário", uma actividade que consiste na partilha de pulseiras entre jovens e menos jovens para que os nossos utentes possam também estar, simbolicamente, presentes no encontro... Também durante as Jornadas vão continuar a existir actividades no Lar por jovens de outros países que estão dispostos a conhecer o nosso trabalho e deixar um pouco de si, pois já dizia São Tiago "a fé sem obras é inútil"... Será uma semana muito emotiva e rica em experiências... estamos desejosos da vossa chegada!

Daniela Santos - Diretora Técnica




A Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos esteve presente nas Festas do Foral, dos Toiros e do Fandango.
 
Este ano propusemo-nos a equipar o nosso ginásio de fisioterapia, serviço recém iniciado nesta Santa Casa e disponível para utentes e Irmãos da Misericórdia.
Foram muitos os que nos visitaram diariamente, entre colaboradores, familiares, Irmãos e comunidade geral. Dias de muito trabalho, muita dedicação, muita diversão e companheirismo que nos permitiram alcançar o objetivo proposto.

Com o valor angariado conseguimos adquirir barras paralelas com piso antiderrapante, equipamento que muito beneficiará os nossos utentes. 
Em breve iremos receber o equipamento nas nossas instalações e prometemos mostrar o nosso ginásio já equipado.

Daniela Santos - Diretora Técnica


QUER SABER MAIS?
IGREJA DA MISERICÓRDIA
 
 

Amigos,

Voltamos hoje ao tecto da Igreja da Misericórdia.

Como adiantei no anterior boletim informativo, no tecto da Igreja da Misericórdia de Salvaterra de Magos estão representadas, em 15 telas, as 14 obras de misericórdia sendo a décima quinta a visitação de Maria, mãe do Sr. Jesus, a sua prima Stª Isabel.  

Curiosamente o lema destas Jornadas Mundiais da Juventude a realizar em Lisboa é «MARIA LEVANTOU-SE E PARTIU APRESSADAMENTE» (LUCAS 1, 39) pelo que o tema central do tecto da Igreja da Misericórdia reflecte exactamente o espírito que o Papa Francisco quis imprimir a estas Jornadas. 

Aqui fica a imagem central do tecto da Igreja da Misericórdia com Maria a encontrar-se com sua prima Isabel.

Também num outro local encontramos uma tela alusiva aos peregrinos que corresponde a uma das obras de Misericórdia Corporais «Era estrangeiro e Me hospedastes» (Mateus 25, 34-46) que nos dias de hoje interpretamos como “dar guarida e apoiar os peregrinos” pois estrangeiros eram todos os que não pertenciam à população de um mesmo lugar mas hoje englobamos a totalidade da população Mundial.

Também aqui podemos encontrar uma referência destes ícones às actuais Jornadas Mundiais da Juventude, pois, considerando-os todos como peregrinos a todos estamos a disponibilizar o melhor bem-estar que nos é possível. 

De reparar que no chapéu dos peregrinos representados na tela consta a concha de uma “vieira” símbolo dos peregrinos a “S. Tiago de Compostela” sinal de que a Igreja da Misericórdia de Salvaterra de Magos integrava a rota daquela peregrinação. 



João José Drummond de Oliveira e Sousa - Provedor



Também a inscrição encontrada numa pedra sobrante do antigo albergue lateral aquela Igreja e agora encontrada diz; «Da Miza PA Recolher Os Pobres Peregrinos» traduzindo para os dias de hoje; “Pertence à Misericórdia para dar guarida aos peregrinos”.

No próximo boletim informativo iremos continuar a observar as telas, da Igreja da Misericórdia de Salvaterra de Magos, representativas das restantes obras de Misericórdia. 

Um bem-haja o todos e que vivam as Jornadas Mundiais da Juventude do melhor modo possível para cada um e que desse modo saibamos receber e acompanhar o Santo Padre, Papa Francisco, nesta peregrinação Mundial, da juventude, a Portugal.

Que a Senhora da Misericórdia nos acolha sob o seu manto protector.

 
João José Drummond de Oliveira e Sousa - Provedor


TOME NOTA:

Caminhada da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos está a organizar uma Caminhada Solidária.
O objectivo é a angariação de fundos para a criação de um espaço de lazer para que utentes, familiares e amigos, possam desfrutar de momentos únicos de convívio e partilha.
Será um dia único, com muitas surpresas e animação. As inscrições estão abertas no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos ou através dos contactos 263 506 277 ou geral@scmsm.pt. Faça a sua inscrição e garanta já o seu lugar!

 Saiba mais aqui.

 




Para subscrever a newsletter, envie email para provedoria@scmsm.pt com o assunto "Subscrever Newsletter".
Para deixar de fazer parte do envio desta newsletter, envie email para provedoria@scmsm.pt com o assunto "Cancelar Newsletter".

PRETENDE CONTACTAR-NOS? FALE CONNOSCO...

Seleccione o tipo de formulário pelo qual nos pretende contactar.

SEDE
Rua Padre José Diogo n.103
2120-098 Salvaterra de Magos
[+351] 263 506 277 (dias uteis das 9h às 17h)
[+351] 263 504 617 (24 horas)
[+351] 919 601 150 (24 horas)
secretariado@scmsm.pt

Ver no Google Maps

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA - SALVATERRA DE MAGOS © Todos os direitos reservados | Política de privacidade

Desenvolvido por Bomsite