Newsletter 2





  Caros Leitores, Amigos,

Chegados ao segundo trimestre de 2023 é também chegada a emissão do segundo número desta nossa Newsletter. Estamos assim imbuídos da certeza de que se trata de um meio de esclarecimento elementar sobre o programa e as actividades da Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos.

Não quero deixar passar a oportunidade de referir o quanto nos satisfez a comemoração do 434 º aniversário da nossa Misericórdia que ocorreu no passado dia 11 de Março.

A Cerimónia pública, que contou com a presença dos Irmãos que puderam acompanhar-nos, foi presidida pelo Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Irmão José Manuel Penteado e Silva Carreira.

O programa compreendeu umas palavras minhas que pretenderam fazer uma breve resenha das actividades da Misericórdia, a recepção aos Irmãos admitidos na vigência das duas Provedorias anteriores e a atribuição de títulos de Irmão Benemérito (póstumo) ao Dr. Joaquim Carvalho pelos serviços prestados gratuitamente à Misericórdia e à Drª Inês Ponce Dentinho pela ajuda como conselheira nas obras de conservação e restauro da Igreja da Misericórdia.
 

Recebemos uma placa comemorativa da efeméride, por parte da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, foi-nos entregue pelo Sr. Presidente Engº Helder Esménio que proferiu algumas palavras de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Misericórdia e incentivou-nos a dar continuidade ao executado, a quem muito agradecemos a atenção.

Também o Sr. Presidente do Secretariado Regional de Santarém da União das Misericórdias, Irmão Manuel João Maia Frazão, Provedor da Misericórdia de Pernes, tomou a palavra e teceu algumas considerações que muito nos satisfizeram.

Foi celebrada, pelo Senhor Padre Aníbal Vieira, em representação do Senhor Bispo Diocesano de Santarém, uma Missa agradecendo os apoios que, embora escassos, foi possível termos vindo a distribuir pelos mais necessitados, seguida de um lanche preparado e servido por trabalhadoras da Misericórdia de Salvaterra de Magos.

Um bem-haja a todos os que têm possibilitado a que a Santa Casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos cada vez mais se afirme como um activo de referência e importante para as gentes do concelho de Salvaterra de Magos, que naturalmente inclui as quatro freguesias e união de freguesias.

João José Drummond de Oliveira e Sousa

ACONTECEU NA MISERICÓRDIA




QUER SABER MAIS?
IGREJA DA MISERICÓRDIA
 

Iremos, nas próximas edições, falar sobre a Nossa Igreja da Misericórdia.

Começaremos pelas 15 pinturas do tecto que como sabem representam as 14 obras de Misericórdia e têm mais uma pintura, a que se encontra no centro que representa a Visitação de Maria, Nossa Senhora, acompanhada por Seu marido, S. José, a Sua prima Isabel e o marido Zacarias.

Figura essa que reproduzimos hoje

Até já

Saudações de Misericórdia

João José Drummond de Oliveira e Sousa


ESPAÇO SAÚDE
A importância da hidratação
Quantidade, benefícios e funções da água

A água é o constituinte maioritário do organismo do ser humano, representando cerca de 5O% a 7O%, sendo por isso essencial à vida. A percentagem de água decresce à medida que a idade avança.

Principais funções da água:

• Regular a temperatura corporal;
• Manter funções físicas e cognitivas normais;
• Participar nos processos de digestão e absorção e em reações metabólicas;
• Transportar nutrientes;
• Eliminar resíduos metabólicos através da urina;
• Preservar a elasticidade da pele.

Recomenda-se a ingestão de, pelo menos, 1,5 litros diários de água. 
Não se deve esperar pela sensação de sede, uma vez que, quando isto acontece significa já um sinal de desidratação.
 
Sinais/sintomas de desidratação:

• Sede;
• Cansaço e fraqueza;
• Irritabilidade;
• Diminuição na produção de suor;
• Obstipação (intestino preso);
• Mucosa oral seca ou viscosa;
• Redução da elasticidade da pele;
• Alterações do estado de consciência;
• Urina com cor amarela escura e odor intenso;
• Olhos encovados;
• Perda de memória;
• Alterações visuais.

Relembrar que nos períodos de maior calor, devemos evitar bebidas alcoólicas e açucaradas e aumentar a ingestão de água.
 
Ana Carvalho - Enfermeira


ESPAÇO SOCIAL
Estimulação Cognitiva

Desde muito novos que somos incentivados a aprender e a treinar as nossas capacidades físicas e cognitivas. Com o passar dos anos, o treino e a aprendizagem são muitas vezes desvalorizados e começam-se a notar as perdas relacionadas com o processo natural de envelhecimento que, por norma, após o processo de reforma, se tornam mais evidentes, pois, após a reforma, a rotina activa do mercado de trabalho é muitas vezes trocada por um maior sedentarismo e também por um menor grau de uso das capacidades cognitivas.  

No processo gradual de perda de capacidades, evidenciam-se as perdas físicas, por serem mais perceptíveis e por significarem o risco de perda de autonomia. Já as capacidades cognitivas são mais desvalorizadas e pouco estimuladas. 

A estimulação com atividades ajustadas à exigência das capacidades cognitivas, pode inibir, ou pelo menos, retardar a diminuição dessas capa-
cidades, o que implica a possibilidade e intenção de se alargar a participação em atividades que se desenvolvem na comunidade, com os benefícios associados ao sentimento de pertença que se percepciona por via dessa participação. 

Existem múltiplos exemplos de atividades promotoras de capacidades cognitivas, que podem ser seleccionadas para serem utilizadas pela população com mais idade, e que correm todo o espectro de níveis de alfabetização e escolarização. As palavras cruzadas, as sopas de letras ou números, o Sudoku, jogos de memória ou de diferenças são, entre muitas, opções a considerar que podem ser encontradas muito facilmente nos jornais, nas revistas ou até mesmo, para quem tem acesso, através das novas tecnologias de comunicação e informação. Como incentivo deixamos nesta edição uma Sopa de Letras e um Sudoku de nível médio.

Renata Correia - Animadora Sociocultural




TOME NOTA:



E AINDA...

24 de Setembro, a Santa Casa irá realizar uma Caminhada Solidária. O objectivo será continuar a criar momentos de partilha e envolver a comunidade local nas actividades da Misericórdia e, simultaneamente, angariar fundos que nos permitirão desenvolver pequenos projectos que beneficiem os nossos idosos.

Contamos com a sua participação!
 
No dia 12 de Maio, encontrar-se-á em exposição na Igreja da Misericórdia, o manto de Nossa Senhora composto por rosas oferecidas pela comunidade. Haverá a possibilidade de, quem assim o desejar, comprar e oferecer uma rosa que será posteriormente cozida ao manto, dando assim continuidade a um momento de culto e devoção já iniciado por anterior provedoria.
As rosas estarão disponíveis, junto à imagem de Nossa Senhora, antes e durante a missa de sexta- feira, desde as 14h30 às 16h30 e também no dia 13 de Maio, desde as 9h30, antes da benção dos Cavaleiros.
 

 






Seja Solidário com o seu imposto.


Ao preencher a sua declaração de IRS pode ajudar a nossa Instituição, consignando 0.5% do seu IRS.


Um gesto solidário e gratuito que nos vai ajudar a cumprir a nossa missão.

 


Para subscrever a newsletter, envie email para provedoria@scmsm.pt com o assunto "Subscrever Newsletter".
Para deixar de fazer parte do envio desta newsletter, envie email para provedoria@scmsm.pt com o assunto "Cancelar Newsletter".

PRETENDE CONTACTAR-NOS? FALE CONNOSCO...

Seleccione o tipo de formulário pelo qual nos pretende contactar.

SEDE
Rua Padre José Diogo n.103
2120-098 Salvaterra de Magos
[+351] 263 506 277 (dias uteis das 9h às 17h)
[+351] 263 504 617 (24 horas)
[+351] 919 601 150 (24 horas)
secretariado@scmsm.pt

Ver no Google Maps

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA - SALVATERRA DE MAGOS © Todos os direitos reservados | Política de privacidade

Desenvolvido por Bomsite